Pense em tudo que envolve seu trabalho, desde a criteriosa escolha dos tecidos e aviamentos, desenvolvimento de moldes, até a pesquisa de tendências e novos modelos do mercado.
Associado a isso vem o seu esforço e investimento em adquirir conhecimento para produzir as peças com acabamento perfeito, a experiência para combinação de cores e a sua criatividade para criar sempre peças novas.
Some ainda o tempo dispensado na produção de cada peça. O tempo é um dos seus principais ativos para precificar.
Na hora de calcular o preço, você considera esse custo no valor final?
Não basta considerar apenas os gastos com materiais (tecido, aviamentos, embalagem). É preciso considerar todos os custos de produção, como tempo, hora trabalhada, custo fixo e custo variável (luz, água, aluguel, insumos). Se você trabalha em casa, calcule o proporcional.
A parte artística do trabalho é levada em conta? A arte tem seu valor e também deve ser considerada na precificação. Sua criatividade, imaginação, sensibilidade na composição de combinações de cores e estampas, dão originalidade aos produtos e os tornam exclusivos e autorais.
O trabalho artesanal é singular e criativo, muitas vezes feito sob medida, de acordo com o desejo do cliente. Essa parte “invisível” do trabalho deve sim ser levada em conta, mas não deve encarecer seu produto a ponto de ninguém poder comprá-lo. Use sua sensatez!
Valorizar seu ganha pão como um todo é importante para que você receber por isso e para o cliente também compreender o seu valor real do seu ofício.
Seja a primeira a valorizar o seu trabalho para continuar motivada para produzir!
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